
.
“Não dá prá fazer comparações! Mudanças, claro, houve muitas decorrentes do aprendizado no dia-a-dia“, diz Wanessa ao ser questionada sobre a sua evolução de 2000 até os dias atuais. A cantora tem se aperfeiçoado em composições, instrumentação e línguas estrangeiras, visando a expansão de seu sucesso ao mercado internacional. Wanessa, que sempre foi vítima de comparações e pré-conceitos, por ser filha de quem é, e ter sua vida exposta desde muito cedo, diz que a mídia é responsável por muitos rótulos atribuídos aos artistas, “Tenho conseguido mostrar que Wanessa Camargo não é só filha de um cantor de uma carreira bem sucedida, e sim uma profissional de propósitos, com uma carreira focada”
Nacionalmente conhecida como uma cantora romântica, Wanessa agradece a “rotulação”, mas diz que é muito mais do que isso, “Sou considerada uma cantora romântica. Tenho a sorte de, entre os hits que o público tornou sucesso, ter sim muitas músicas românticas. Mas quem vai aos meus shows, pode constatar que o meu trabalho vai muito além disso: Tenho muitos sucessos dançantes, onde tenho que interagir com o ballet e sem apelar para nenhum recurso de dublagem“. Quando o assunto é trabalho, Wanessa se considera uma pessoa extremamente exigente e determinada. Inclusive, na escolha de seus singles, escolhe canções que a retratem enquanto pessoa e artista, “O cuidado de cantar o que tem a ver comigo. Assim, já fica explicíta a verdade que posso passar, o respeito por quem acompanha meu trabalho e por quem possa vir a conhecê-lo“.
Nos últimos meses, Wanessa conquistou o mercado latino, realizando parcerias de sucesso, como o hit “Abrazamé”, em dueto com o grupo Camila, tema da novela “A Favorita” e uma participação especial no cd do cantor Jaime Camil (para decepção dos fãs, a música “Para Hacer El Amor” não será lançada no Brasil). Inclusive, devido a essas empreitadas, a moça tem estudado para aperfeiçoar o seu espanhol e não descarta a possibilidade de gravar um cd no segundo idioma mais abrangente do mundo.
Wanessa se considera uma pessoa eclética, quando o assunto é música. Sua admiração por Madonna é inegável e afirma que só cresceu ainda mais com o passar dos anos, em que conheçou o “tino de marketing” da cantora-mito. O que Wanessa mais busca em seus ídolos são inspirações que a façam crescer musicalmente.
Quanto ao próximo cd, Wanessa revela que existem projetos futuros, porém sem detalhes, “Existe um planejamento para o próximo cd, onde está inclusa a negociação de uma parceria, da qual ainda não temos detalhes. Quanto ao lançamento, só pro ano que vem… Depois do carnaval“
Por Paulo Gratão e Kilma Mendes
Colaboração Carla Rafaela


