[5.jpg]

sábado, 11 de julho de 2009

GREEN STAR ... Sandy X Wanessa Camargo: A melhor é...

Repassando suas carreiras

SANDY

Filha de pai famoso, Xororó, da dupla Chitãozinho e Xororó (minha dupla sertaneja ou romântica - como queiram - predileta) Sandy foi incentivada desde os tempos de menina a cantar e não faltou gravadora para investir, nem nada. O sucesso ao lado de seu irmão Júnior foi estrondoso, no meio pop brasileiro eles eram os "maiorais". Esse sucesso deu a oportunidade de fazer parcerias com astros internacionais como Enrique Iglesias e Andrea Bocelli. Estima-se que a dupla tenha ultrapassado a marca dos 15 milhões de discos vendidos, sendo o álbum de maior sucesso chamado As 4 Estações com mais de 2.500.000 cópias. O maior fracasso comercial da dupla foi S&J Internacional. Esse último álbum, internacional, foi lançado mundialmente em inglês com versões em português, espanhol e francês. Na verdade foi uma tentativa frustrada da gravadora Universal de fazer da dupla um sucesso infinitamente maior do que o alcançado no Brasil. Anos e anos se passaram e os dois irmãos mutualmente resolveram se separar. Desde então, Sandy está próxima de lançar um álbum solo indo para além do já conhecido pop que ela faz, estreitando laços com a MPB e o Jazz. Ela, ainda hoje, é adorada pelas crianças e possui os principais prêmios da música brasileira e o internacional Viña Del Mar (principal prêmio latino-americano de música), além de ser compositora e formada em Letras.

WANESSA CAMARGO

Filha de pai famoso, Zezé Di Camargo, da dupla Zezé Di Camargo e Luciano (não sou nem um pouco fã) Wanessa não começou tão cedo sua carreira que foi iniciada em 2000 e de lá para cá foram vendidas mais de 2 milhões de discos. Também ganhou os principais prêmios da música brasileira e cantou com astos internaionais como o grupo mexicano Camila (sou um grande fã desse grupo, bem antes do dueto feito com Wanessa), Ja Rule, Eros Ramazzotti e Gigi D'Alessio. Wanessa também é compositora.

COMPARAÇÕES E PONTO DE VISTA

Desde o primeiro dia em que se lançou como cantora, Wanessa foi e continua sendo muito comparada a Sandy, diziam até que a filha de Zezé Di Camargo imitava a Sandy, que tinha inveja da mesma, etc. A mídia especulava e os fãs de ambas também. Há muito tempo que Sandy vem sendo a "princezinha", a "virgenzinha", a "santinha" e não tenho nada contra por que quem colocou esses rótulos foi a própria mídia por achá-la reservada demais.

Wanessa foi o contrário, a mídia falou abertamente da perda de sua virgindade (coisas íntimas que uma parcela podre da mídia adora falar) e dos vários "namorados" que ela arranjava incluindo Dado Dolabela. Desde então, essa "rebeldia" também era levada para sua música, como?

Se vocês pegarem a discografia de Sandy & Júnior poderão ver que é um pop ao estilo Céline Dion ou Laura Pausini que eu costumo chamar de "mais do mesmo", nada de inovação. A música de Wanessa, cantora de raízes românticas, principalmente foi baseada em Céline Dion (apesar dela declarar que não é mais fã da mesma) e ficou assim durante alguns anos. Mais tarde, Wanessa diversificou seu trabalho fazendo parcerias mais dançantes com estilos como Reggaetown (estilo latino que mistura rap, pop, dance e hip hop) e muitas vezes utilizava sons latinos ao estilo Gloria Estefan ou Thalia.

De fato, no geral, Wanessa avançou mais que Sandy (ela pode surpreender com seu álbum solo me fazendo calar a boca [risos]), mas por enquanto não creio que ela tenha inovado em algo. Se estiver errado me corrijam por favor. Os fãs da Sandy vão dizer aquela frase ultrapassada: "Sandy vendeu mais e isso basta!", mas não é por aí...

Vender muitos discos não é sinônimo de qualidade, além do que a época que Sandy nasceu para a música era um período carente de novos cantores, (isso é relatado até por Daniela Mercury, pois a mesma surgiu no mesmo período) então quando surgiu uma dupla de irmãos, filhos de famoso, era tudo que a gravadora precisava para impulsioná-los. Deu certo, os discos venderam que nem água, aos poucos eles foram amadurecendo, mas a música não, talvez esse tenha sido um dos motivos para a separação. No quisito discografia, Wanessa avançou e experiemntou mais sons... não que ela tenha inovado, mas possibilitou aos seus ouvintes, ouvirem coisas diferentes, ritmos diferentes.

Quanto a voz, não tem nem comparação: Sandy não possui uma voz tão "radiofônica" quanto Wanessa. Sandy é super afinada, mas aquela voz "fina" ninguém merece. Quando ela cantava "A Lenda" eu já tampava os ouvidos. Portanto, a voz de Wanessa é mais "radiofônica" como disse anteriormente. Alguns vão dizer o contrário, afinal gosto vocês sabem como é... Não vou discutir o tom vocal ou o timbre de ambas porque elas são diferentes nesse quisito também, é a mesma coisa da comparação que fiz nos posts anteriores com relação a Ivete X Daniela Mercury ou mesmo Mariah X Céline.

Sandy, mais uma vez, sem mostra bem fina e seu próximo trabalho poderá me surpreender, acontecendo isso ou não eu falarei nesse blog futuramente. Já Wanessa pode nos trazer outros diferentes ritmos, veremos futuramente esse placar pode virar.

Um ponto negativo de ambas, é a carência de canções escritas por brasileiros, ou seja, há muitas versões de canções em inglês e espanhol no repertório das duas. Esse fator, empobrece a música pop brasileira que tem ótimos compositores no Pop, mas que não são revelados. Eu disse anteriormente que Wanessa é compositora, mas diria que esse "compositora" é entre aspas mesmo por que a maioria dessas composições é versão de outra língua. Nesse quisito Sandy é mais original.

Portanto, no quisito geral da obra, dificilmente saberia quem é a melhor, pois ambas possuem fatores positivos e negativos. E para vocês quem é a melhor?

Fonte: BLOG ELEMENTO CRÍTICO